Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais

2007; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 15; Issue: 55 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362007000200002

ISSN

1809-4465

Autores

Pedro Demo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A distância entre escola pública e particular no Brasil é considerável, em favor da escola particular. Entretanto, notam-se sinais de crise também na escola particular, cujo desempenho tem caído nos últimos anos, em especial em 2005. O que mais chama a atenção é que esta queda é maior em regiões mais desenvolvidas e em matemática. Sugere-se que a razão principal seja o instrucionismo comum aos dois sistemas, tendo em vista que se trata da mesma política educacional e dos mesmos professores. A diferença maior possivelmente é que a escola particular é gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos alunos, do que segue que seu desempenho, mesmo não sendo aceitável, é mais elevado. Sugere-se também que a iniciativa mais promissora para superar este imbróglio seria apostar no professor, cuidando sistematicamente de sua formação permanente, dentro da premissa de que se o professor aprender bem, o aluno também o poderá fazer.

Referência(s)