
Abordagem grupal na prevenção da aids: análise do conhecimento de jovens de Fortaleza
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15253/2175-6783.2010000300008
ISSN2175-6783
AutoresThiago Moura de Araújo, Neiva Francenely Cunha Vieira, Márcio Flávio Moura de Araújo, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivou-se analisar o conhecimento sobre Aids em grupos de adolescentes de Organizações Sociais Civis (OSC) que adotavam a abordagem grupal, em Fortaleza-Ceará. Acompanhou-se durante três encontros 24 jovens de ambos os sexos, entre 13-24 anos, de dois grupos organizados por OSC. Para a coleta de dados utilizou-se da observação participante e da aplicação de um questionário estruturado. Identificou-se que maioria dos adolescentes tem conhecimento sobre Aids e seus meios de prevenção, contudo ainda há dúvidas em relação à transmissão do HIV. A televisão foi o veículo mais referido (91,6%), seguido pela escola (87,5%) e amigos (75,0%) como fonte de informação sobre Aids. O diálogo com os pais, sobre sexualidade, ocorria em 50,0% dos pesquisados às vezes, em detrimento de 12,5% que dialogavam sempre. Conclui-se que a abordagem grupal é um recurso na educação em saúde de adolescente no contexto da Aids, ao promover o conhecimento com mais dinamismo.
Referência(s)