
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v5i2.9699
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
Resumo<p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Há lugar no marxismo para a discussão sobre a individualidade? A pedagogia histórico-crítica precisa de uma teoria da formação do indivíduo? O artigo responde afirmativamente a essas duas perguntas e analisa os pilares de uma teoria marxista da formação do indivíduo humano. O ponto de partida é a relação entre os processos de objetivação e apropriação que têm sua gênese na atividade de trabalho. Essa relação é analisada numa perspectiva dialética, materialista e histórica, compreendendo-se a contradição gerada pela luta de classes que confere ao desenvolvimento sociocultural tanto o significado de humanização quanto o de alienação. Dessa maneira, a formação do indivíduo é entendida no interior do processo histórico de autoconstrução do gênero humano, num movimento que parte do </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond,Italic';">em si </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">e caminha em direção ao </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond,Italic';">para si, </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">ou seja, que promove a formação da individualidade livre e universal. </span></p>
Referência(s)