PUBLIC ART - Grafite: manifestação de arte urbana
2008; University of Barcelona; Issue: 11 Linguagem: Português
ISSN
1139-7365
AutoresAnna Lúcia Dos Santos Vieira e Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho pretende desenvolver uma abordagem de Graffiti como forma de arte urbana. O Graffiti pode ser visto como uma operacao, quer individual, quer de um grupo, que permite transformar lugares, para estabelecer a comunicacao, melhorar a qualidade estetica da cidade. Permite as pessoas a participar na transformacao dos espacos urbanos, que refina a dinâmica das formas, e tira fora a cor cinzenta das paredes, mas ainda e considerada ilegal. Graffiti: artistas interferir nos espacos publicos, atraves de dotacao informal. Esta accao comecou em torno do final dos anos 60 nos guetos de Nova Iorque e representou uma forma inovadora e revolucionaria para marcar um territorio onde as culturas Hip-hop, Rap, Skate foram crescendo e exigindo visibilidade (Poato, 2006). Mais tarde comecou grafitters abrangendo muralhas com sutis e criativas manifestacoes da arte, etica e alega que estabeleceram uma especie de comunicacao clandestina. Atualmente, o graffiti e considerado e legitimado como uma tendencia artistica, mas aumenta continuamente questoes polemicas. Entre as fronteiras da arte e vandalismo, o anonimato e de identidade, ela adquire reconhecimento, ao mesmo tempo que se desenvolve esteticamente. O desempenho em si e mais importante do que o resultado estetico, pois qualifica a linguagem do grafite como uma pratica e como um processo criado em espacos urbanos. A arte do Graffiti pode ser descrita como “arte privado “, no sentido de que o artista esta consciente ele solta qualquer tipo de posse do seu trabalho, no momento em que ele deixa o espaco fisico, onde a sua criacao artistica teve lugar. Uma vez realizado, a obra de arte e passivel de qualquer tipo de interferencia, possivelmente apagados ou sobreposta por um outro trabalho. Por isso podemos dizer que Graffiti e submetido a leis informais da cidade, e por outro lado, a propria cidade se transformou. Existem diferentes tecnicas na realizacao de graffiti, mas duas orientacoes sao predominantes: Graffiti utilizados em paredes de construcoes ou demolicoes. Evita espacos de patrimonio publico e privado, e usa pinturas com cores fortes e pode levar meses para ser concluida. Escritor (escrevinhador, pegador, pensar-up) e uma intervencao de apelidos ilegivel. Os autores consideram o risco de marcar lugares proibidos, como alta, “invigilated”, inacessiveis os espacos publicos, privados paredes, edificios, pontes, estacoes ferroviarias e esculturas, mas eles afirmam: “Quando temos algum lugar em nossa mente que nao existem limites, nao obstaculos “(intervew em Poato, 2006, p. 35)”. Entre estes fluxos, muitas das intervencoes sao realizadas: stencil, escrita, pintada (peca), autocolantes, etc Com algumas excepcoes, todos eles sao proibidos. Duas razoes podem ser sugeridas: a primeira e que nao e claro e definido onde vandalismo acaba e a arte comeca, o segundo pode ser reconhecido no fato de que “os trabalhadores” arrogar a si proprios o direito de interferir no espaco publico, sem solicitando aprovacao previa. Em um sentido generico a cidade e complexa e mutavel. Em um sentido subjetivo da cidade e cada dia da experiencia de vida. Ambos os aspectos sao considerados atraves da analise da pratica do graffiti. Se entendemos a arte urbana como uma dimensao estetica da cidade e da cidade nao apenas como linguagem, mas tambem como uma pratica cada vez maior, aumenta a variedade dos grafites que utilizam estetica de comunicacao e obras mortas contra um comportamento social passivo. Do graffiti linguagem e metodo apenas manter o seu sentido original e de coerencia, se e ilegal? Qual e o direito de politica publica? Nao deveria ser estimulada como uma politica aberta para a participacao cidada e a livre comunicacao? Para comecar, vamos ver a cidade como um elemento integrador, contexto e suporte desta pratica. Iremos entao abordagem muitos tipos de artes contemporâneas relacionadas com pichacoes. Para terminar, alguns paradoxos desta arte serao trazidos a discussao.
Referência(s)