<i>Mise-en-abyme</i> da cultura: a exposição do “antecampo” em, <i>Pi’õnhitsi</i> e <i>Mokoi Tekoá Petei Jeguatá</i>
2013; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 40; Issue: 40 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71683
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoDedicando-se à análise de dois documentários — Pi’õnhitsi e Mokoi Tekoá Petei Jeguatá —, o artigo sugere a natureza constituinte do antecampo em filmes indígenas. Trata-se do espaço no qual o realizador encena um duplo e intercambiável papel: dentro da cena, como membro da comunidade, e fora da cena, como cineasta. Em seguida, desdobramos a hipótese de que, por meio da exposição do antecampo, o cinema indígena expressa, em mise-en-abyme, o engendramento entre cultura e “cultura”.
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