Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas

2008; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572008000200020

ISSN

2175-3539

Autores

Mitsuko Aparecida Makino Antunes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Abordar a historia, os compromissos e as perspectivas da Psicologia Escolar e Educacional significa tratar de tres dimensoes fundamentais de seu estatuto como area de conhecimento articulada a um campo de pratica social. A natureza dessa relacao se expressa, pelo menos, em duas dimensoes: a psicologia educacional como um dos fundamentos cientificos da educacao e da pratica pedagogica e a psicologia escolar como modalidade de atuacao profissional que tem no processo de escolarizacao seu campo de acao, com foco na escola e nas relacoes que ai se estabelecem. Dada a complexidade e a

Referência(s)