Artigo Acesso aberto

O sistema de trânsito de ônibus rápido (do inglês brt) para a cidade de São Paulo

2015; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22280/revintervol2ed1.19

ISSN

1984-3577

Autores

Rafael Carvalho de Oliveira,

Tópico(s)

Urban Transport and Accessibility

Resumo

O trânsito cada vez mais caotico da cidade de Sao Paulo leva a alguns questionamentos das possibilidades ainda viaveis para se contornar o problema. Com o aumento crescente do numero de carros particulares, que por muitas vezes conduzem apenas um passageiro, e o funcionamento quase no limite do transporte publico nos horarios de pico, a dinâmica da cidade praticamente funciona baseada na distância a ser percorrida, o tempo que sera destinado para o trajeto ou quantas baldeacoes serao feitas para se chegar ao destino desejado. Investimentos que agreguem beneficios ao transporte com solucoes para a problematica das alteracoes climaticas, presente atualmente e provocadas pela excessiva descarga de poluentes atmosfericos, devem assumir um papel de destaque nos proximos anos. Com um sistema de transporte publico subterrâneo caro e com expansao lenta, algumas alternativas podem surgir em resposta a uma necessidade de acao mais imediata. O sistema de transporte por onibus e de vital importância. Um modelo tem apresentado avancos em outras cidades que sofre de conurbacao: o Trânsito Rapido de Onibus ou da traducao literal do termo em ingles BRT (Bus Rapid Transit). Estudos mostram que este sistema tem promovido o desenvolvimento das cidades juntamente com uma reducao certificada de emissoes. Este trabalho analisa o cenario da regiao metropolitana de Sao Paulo na questao do transporte de onibus e traca brevemente comparativos de investimentos para diferentes praticas, usando de exemplo estudos de caso.

Referência(s)