
Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.19839
ISSN2175-3598
AutoresSusana Engelhard Nogueira, Maria Lúcia Seidl de Moura,
Tópico(s)Educational and Psychological Assessments
ResumoO conceito de intersubjetividade tem sido abordado segundo diferentes interpretações no campo da Psicologia. Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos desse conceito, apontando sua utilização em estudos sobre o desenvolvimento infantil inicial nas últimas décadas. Busca-se ainda discutir e comparar diferentes perspectivas teóricas que abordam o papel da intersubjetividade e da interação social no desenvolvimento infantil. Entende-se que as perspectivas discutidas não esgotam plenamente o tema, mas contribuem para uma reflexão sobre como a intersubjetividade pode ser vista como aspecto indissociado de processos básicos que envolvem reciprocidade como a comunicação inicial, interação social e afetividade.
Referência(s)