Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial

2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7322/jhgd.19839

ISSN

2175-3598

Autores

Susana Engelhard Nogueira, Maria Lúcia Seidl de Moura,

Tópico(s)

Educational and Psychological Assessments

Resumo

O conceito de intersubjetividade tem sido abordado segundo diferentes interpretações no campo da Psicologia. Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos desse conceito, apontando sua utilização em estudos sobre o desenvolvimento infantil inicial nas últimas décadas. Busca-se ainda discutir e comparar diferentes perspectivas teóricas que abordam o papel da intersubjetividade e da interação social no desenvolvimento infantil. Entende-se que as perspectivas discutidas não esgotam plenamente o tema, mas contribuem para uma reflexão sobre como a intersubjetividade pode ser vista como aspecto indissociado de processos básicos que envolvem reciprocidade como a comunicação inicial, interação social e afetividade.

Referência(s)