
Avaliação da Acessibilidade dos Sítios Eletrônicos das Instituições de Ensino Superior Brasileiras
2013; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1809-4783
AutoresAlexandre Severino Pereira, André Manhães Machado, Teresa Cristina Janes Carneiro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoSitios e portais web sao na atualidade ferramentas de crescente utilizacao na educacao. Entretanto, nem todos os individuos usufruem estas ferramentas, notoriamente aqueles que possuem alguma necessidade especial. A adocao de padroes de acessibilidade web, em sitios e portais, e um requisito que garante a igualdade de acesso aos portadores de necessidades especiais. Em especial, instituicoes de ensino devem prover acessibilidade em seus portais web como meio de garantir o acesso igualitario. Adequar-se a algum modelo de acessibilidade e conseguir medir a aderencia sao tarefas dispendiosas, pois existem diversos modelos e ferramentas disponiveis para avaliacao de sitios, muitas vezes com resultados dispares entre si. Em vista disso, este trabalho apresenta os resultados de uma avaliacao do nivel de acessibilidade dos sitios e portais eletronicos das instituicoes brasileiras de ensino superior e propoe um novo indicador de acessibilidade web, baseado em padroes de acessibilidade nacionais e internacionais. As analises realizadas revelaram que somente 1,49% dos codigos (X)HTML e 13,42% dos codigos CSS foram classificados como validos pelas ferramentas disponibilizadas pelo W3C. As ferramentas ASES e Access Monitor apontaram que nenhuma das paginas testadas era acessivel, enquanto a ferramenta AChecker indicou 10 (4,29%) paginas iniciais acessiveis e a Total Validator aprovou somente uma pagina (0,4%). Os testes nao parametricos realizados nao apontaram a existencia de diferencas significativas entre regioes ou categorias administrativas das instituicoes, mas comprovaram diferenca significante entre os resultados das analises das ferramentas. Os resultados do indice de acessibilidade web proposto foram coerentes em relacao aos quantitativos medios de erros, bem como permitiram apontar o nivel de acessibilidade da pagina web analisada e criar uma classificacao de paginas e sitios web.
Referência(s)