Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação emancipatória de um Programa Educativo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002007000100009

ISSN

1982-0194

Autores

Danielle Fabiana Cucolo, Josimerci Ittavo Lamana Faria, Cláudia Bernardi Cesarino,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

OBJETIVO: Aplicar o modelo da avaliação emancipatória para subsidiar a transformação no Programa Educativo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de um Hospital de Ensino. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com seis enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Coronariana de um Hospital de Ensino do interior do Estado de São Paulo. Realizaram-se entrevistas coletivas e nove círculos de discussão fundamentados no método de Paulo Freire. RESULTADOS: Foram identificados 7 temas geradores: programa anual, domínio do conteúdo pelo mediador, horário e duração das aulas, desenvolvimento das aulas, repercussão na prática, instrumentos de avaliação e organização do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Esta pesquisa possibilitou: maior autonomia dos enfermeiros, integração da equipe de enfermagem nas visitas de vigilância nos diferentes turnos de trabalho e suporte para enfermeiros multiplicadores. CONCLUSÕES: O estudo proporcionou envolvimento dos enfermeiros multiplicadores e subsidiou uma reflexão crítica dos profissionais com estratégias para reestruturação do programa.

Referência(s)