
Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática
2011; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 19; Issue: 72 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362011000400005
ISSN1809-4465
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo apresenta uma reflexão sobre a inserção de tecnologia no cotidiano escolar. São analisados alguns resultados do Proinfo, relacionando-os às suas metas iniciais e aos atuais índices nacionais e internacionais de qualidade de educação. A análise dos índices revela que o investimento em tecnologia para a Educação Básica no país não garantiu a tão proclamada qualidade na educação brasileira. A conclusão aponta para a importância do papel do professor, a carreira de magistério em todos os seus aspectos, além de uma sérde outros fatores que podem contribuir para a efetiva inserção das TICs na prática pedagógica. As reflexões aqui descritas fazem parte dos trabalhos de pesquisa em Avaliação da Formação Continuada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, desenvolvidos na disciplina de Prática em Avaliação do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. As considerações apresentadas são fundamentadas em análises documentais e registros do cotidiano escolar.
Referência(s)