
A estrutura do ensino superior no Brasil
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/1983-4535.2013v6n3p111
ISSN1983-4535
AutoresLeonardo Roth, André Mauro Santos de Espíndola, Vivian Oliveira Santos, Eric Charles Henri Dorion, Ana Cristina Fachinelli, Eliana Andréa Severo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO ensino superior no Brasil passou recentemente por uma reformulação legal e estrutural. Em um contexto onde o país, no cenário mundial destaca-se como um mercado em desenvolvimento que começa a atrair a atenção de grandes empresas multinacionais onde, a qualificação da mão de obra é fundamental, dentro de uma visão de inteligência competitiva. Este trabalho busca, através de uma revisão da literatura, compreender a estrutura do ensino superior brasileiro, descrevendo as questões legais, estruturais e específicas. Foi possível verificar que as mudanças ocorridas a partir da Constituição de 1988, a publicação na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB em 1999, o baixo nível de investimento público no ensino superior e a demanda de mercado abriram a possibilidade de um maior investimento privado na educação superior. Dentre as instituições privadas, as comunitárias tem assumido um papel fundamental ao assumir a responsabilidade de instância intermediária entre o conhecimento produzido e transmitido, suprir a demanda do mercado, formando mão de obra qualifica para atender os problemas sociais e econômicos pertinentes da comunidade.
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