Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A influência do departamento de pós-vendas na retenção de clientes: um estudo qualitativo em uma empresa de medicina de grupo

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2003000200006

ISSN

1806-9649

Autores

Gabriel Sperandio Milan, José Luís Duarte Ribeiro,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida no ambiente de uma empresa de medicina de grupo, no intuito de levantar subsídios para análise e interpretação do retorno proporcionado pela implementação do Departamento de Pós-Vendas para a empresa. Assim, objetivou-se identificar a influência da prática desse departamento sobre a retenção de clientes, verificar se estes percebem as ações do Departamento de Pós-Vendas como um investimento no relacionamento pelo provedor de saúde e entender se tal investimento pode incrementar o compromisso e a confiança do cliente em relação ao provedor de saúde, reforçando sua permanência (retenção) no relacionamento. Para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho, no que tange à utilização do método qualitativo, foram realizadas entrevistas individuais com clientes da organização, as quais são descritas, analisadas e interpretadas.

Referência(s)