Comportamento mecânico do solo sob tráfego em dois sistemas de preparo do solo
2004; Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-69162004000100018
ISSN1809-4430
AutoresA. Terminiello, R. Balbuena, L. Draghi, Jorge Alejandro Claverie, Telmo Palancar, D. Jorajuría,
Tópico(s)Soil Mechanics and Vehicle Dynamics
ResumoRESUMO:Os solos submetidos a sistemas de produção que não incluem o preparo do solo, estão condicionados, em sua sustentabilidade, a um manejo que priorize o acompanhamento da compactação que o tráfego de máquinas provoca.Foram realizados ensaios de campo com o objetivo de avaliar a reologia de um solo Typic Hapludert, submetido ao tráfego de veículos em dois sistemas de preparo do solo (preparo convencional -LC, e semeadura direta -SD).Os subtratamentos foram quatro intensidades de tráfego (0; 80; 160 e 240 Mg km ha -1 ).As variáveis experimentais dependentes foram: índice de cone (IC) e densidade aparente a seco (DA).Para 160 e 240 Mg km ha -1 , encontraram-se diferenças estatísticas significativas no IC em relação à testemunha.Para o LC, com as maiores intensidades de tráfego, encontraram-se valores de DA superiores a 1,83 Mg m -3 .O comportamento mecânico do solo sob tráfego é mais diferente em SD que em LC.Existe uma relação direta entre o número de passadas e a profundidade onde se localiza a camada de maior resistência à penetração nos solos sob tratamento com LC.
Referência(s)