Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista

2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 82 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302003000100013

ISSN

1678-4626

Autores

Carlos Sklíar,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos - dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta - os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.

Referência(s)