Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil

2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1518-2487

Autores

Luiz Artur Ferraretto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Com base na economia politica da comunicacao, apresenta uma proposta de periodizacao para a historia do radio no Brasil, considerando o predominio das emissoras comerciais. Para tanto, toma como variaveis o ambiente comunicacional, a regulacao legal destas atividades, as tecnologias empregadas, os tipos de conteudos ofertados e, a partir destes dois ultimos, os habitos de consumo. Identifica, assim, como pontos de corte: (1) a regulamentacao da publicidade; (2) a televisao, a transistorizacao dos receptores e a frequencia modulada; e (3) a telefonia movel, a internet comercial e as tecnologias e praticas a elas relacionadas. Como resultado, propoe a divisao da historia do radio brasileiro em quatro fases - de implantacao, difusao, segmentacao e convergencia -, elencando as caracteristicas de cada uma destas.

Referência(s)