Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722006000100014

ISSN

1807-0329

Autores

Adrián Oscar Dongo Montoya,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar o percurso da investigação de Piaget sobre as origens e as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. Para isso, analisaremos, num primeiro momento, os trabalhos iniciais desse autor sobre a evolução e socialização do pensamento e da linguagem na criança, destacando a explicação exógena dos seus progressos. Num segundo momento, analisaremos as pesquisas realizadas por ele nas décadas de trinta e quarenta do século XX sobre as origens sensório-motoras do pensamento e da linguagem, destacando a explicação endógena dos seus progressos. Num terceiro momento, analisaremos estudos psicolingüísticos junto a crianças normais e crianças portadoras de deficiências, os quais confirmarão a pertinência da tese de Piaget sobre as origens do pensamento e da linguagem. Finalmente, salientaremos algumas teses conclusivas desse autor, a propósito das críticas às teorias empiristas e positivistas contemporâneas, com vistas a diferenciar a singularidade da sua formulação teórica.

Referência(s)