Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental

2012; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462012005000040

ISSN

1982-0216

Autores

Sulamita da Silva Marcelino Terto, Stela Maris Aguiar Lemos,

Tópico(s)

Hearing Loss and Rehabilitation

Resumo

OBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise).

Referência(s)