Artigo Revisado por pares

Perfil de Consumidores em Relação à Qualidade de Alimentos e Hábitos de Compras

2015; Pharmaceutical Society of Japan; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1347-5207

Autores

Flávia de Abreu Pinheiro, Wilton Soares Cardoso, Kamila Ferreira Chaves, Ana Sílvia Boroni de Oliveira, Sara de Almeida Rios,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de consumidores em relacao a qualidade nutricional e tecnologica dos alimentos e tambem seu comportamento no momento de compra. Para isso, foram aplicados questionarios estruturados sobre tecnologia, nutricao, qualidade dos alimentos e habitos de compras a 130 consumidores em tres supermercados localizados nas cidades de Vicosa-MG, Ponte Nova-MG e Rio Pomba-MG, frequentados por diferentes classes sociais. Verificou-se que 85,4% dos consumidores avaliam os rotulos dos alimentos e 65,4% a tabela nutricional. Datas de validade e fabricacao foram indicadas como itens que chamam mais atencao nos produtos consumidos e os parâmetros nutricao e preco sao os de maior importância no momento da compra. Em relacao a palavra gluten, 90,0% dos consumidores disseram ja te-la observado nos rotulos, mas apenas 31,6% sabiam o seu significado. Dentre 76,2% dos consumidores que afirmaram ser possivel a associacao de tecnologia e nutricao, 65,7% possuiam curso superior incompleto, completo ou pos-graduacao. Dos consumidores avaliados, 34,6% associam a tecnologia aplicada ao produto as informacoes dos rotulos. Constatou-se que os consumidores estao mais exigentes quanto a qualidade dos alimentos que consomem. No entanto, ha a necessidade de maiores esclarecimentos em relacao aos aspectos nutricionais e tecnologicos destes alimentos.

Referência(s)