Perfil de Consumidores em Relação à Qualidade de Alimentos e Hábitos de Compras
2015; Pharmaceutical Society of Japan; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1347-5207
AutoresFlávia de Abreu Pinheiro, Wilton Soares Cardoso, Kamila Ferreira Chaves, Ana Sílvia Boroni de Oliveira, Sara de Almeida Rios,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoO objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de consumidores em relacao a qualidade nutricional e tecnologica dos alimentos e tambem seu comportamento no momento de compra. Para isso, foram aplicados questionarios estruturados sobre tecnologia, nutricao, qualidade dos alimentos e habitos de compras a 130 consumidores em tres supermercados localizados nas cidades de Vicosa-MG, Ponte Nova-MG e Rio Pomba-MG, frequentados por diferentes classes sociais. Verificou-se que 85,4% dos consumidores avaliam os rotulos dos alimentos e 65,4% a tabela nutricional. Datas de validade e fabricacao foram indicadas como itens que chamam mais atencao nos produtos consumidos e os parâmetros nutricao e preco sao os de maior importância no momento da compra. Em relacao a palavra gluten, 90,0% dos consumidores disseram ja te-la observado nos rotulos, mas apenas 31,6% sabiam o seu significado. Dentre 76,2% dos consumidores que afirmaram ser possivel a associacao de tecnologia e nutricao, 65,7% possuiam curso superior incompleto, completo ou pos-graduacao. Dos consumidores avaliados, 34,6% associam a tecnologia aplicada ao produto as informacoes dos rotulos. Constatou-se que os consumidores estao mais exigentes quanto a qualidade dos alimentos que consomem. No entanto, ha a necessidade de maiores esclarecimentos em relacao aos aspectos nutricionais e tecnologicos destes alimentos.
Referência(s)