Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 52; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132013000100004

ISSN

2175-764X

Autores

Walkyria Magno e Silva, Larissa Kely Dantas, Maria Clara Vianna Sá e Matos, Marja Ferreira Martins,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.

Referência(s)