O trabalho didático nos grupos escolares Joaquim Murtinho e Luís de Albuquerque (Mato Grosso, 1910-1950)
2008; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Issue: 25 Linguagem: Português
10.20435/serie-estudos.v0i25.250
ISSN2318-1982
AutoresSilvia Helena Andrade de Brito,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO objeto deste artigo sao os Grupos Escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque, situados no sul do antigo estado de Mato Grosso, em Campo Grande e Corumba, respectivamente, e tem como objetivo analisar a organizacao do trabalho didatico nos dois grupos escolares, entre os anos de 1910 a 1950. Visando reconstituir a historia destas instituicoes, alem de fontes secundarias, foram utilizados dados primarios (Livros de Atas, Livros de Matricula, Registros de Materia, entre outros) e entrevistas com ex-professores e ex-alunos. A guisa de conclusao, pode-se perceber em que sentido os grupos escolares representaram, para a escola estatal mato-grossense, a materializacao da forma/conteudos mais acabados, em termos de organizacao do trabalho didatico, da escola graduada. Em outras palavras, da instituicao que, na sociedade capitalista, seria responsavel pela difusao da educacao para todos, principalmente criancas e jovens.
Referência(s)