A experiência do ensino mútuo na Casa Pia de Lisboa (1820-1859)
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-7806
Autores Tópico(s)History of Education in Spain
ResumoDurante as primeiras decadas de Oitocentos, algumas elites consideram o ensino mutuo o sistema ideal para estender a educacao as camadas populares. Tal pressuposto assenta, fundamentalmente, na economia de meios e de custos. O modelo conhece uma difusao rapida e abrangente, sendo, no entanto, efemero o seu sucesso. Este estudo analisa a tensao entre o modelo universal de conhecimento e a sua apropriacao num contexto sociohistorico especifico – a Casa Pia de Lisboa. O que se pretende, no essencial, para o periodo que decorre entre os anos de 1820 e 1859, e questionar os factores que determinaram adaptacoes locais; avaliamse tambem as evolucoes do metodo e a eficacia do ponto de vista da quantidade e da qualidade das aprendizagens efectuadas.
Referência(s)