
Metacognição e ensino de enfermagem: uma combinação possível?
2003; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/s0104-11692003000600014
ISSN1518-8345
AutoresNilva Lúcia Rech Stédile, Maria Romana Friendlander,
Tópico(s)Education and Critical Thinking Development
ResumoEnsinar alunos a aprender a aprender é um desafio para as escolas que pretendem formar indivíduos autônomos e capazes de tomar decisões. Esses são aspectos essenciais para profissionais da área da saúde que se defrontam permanentemente com situações complexas e com uma multiplicidade de problemas a serem resolvidos pela atuação profissional. O desejo de mudanças, explícito no discurso dos educadores, não garante alterações substanciais na forma como o ensino vem sendo desenvolvido. Como promover essas alterações é uma pergunta ainda sem resposta. Os estudos desenvolvidos, nas duas últimas décadas, sobre metacognição parecem apontar uma estratégia possível de ser utilizada para transformar conhecimento em conduta profissional relevante, uma vez que favorece o pensar sobre o processo de pensamento e o desenvolvimento e controle de habilidades mentais capazes de promover maximização no uso das potencialidades individuais necessárias ao enfermeiro para resolver problemas de saúde.
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