Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20)

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592013000300006

ISSN

2236-3459

Autores

Marília Gabriela Petry, Vera Lúcia Gaspar da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo os museus escolares introduzidos em escolas brasileiras no final do século 19 e ao longo do século 20. Sua motivação partiu da constatação que existiram diversas propostas, formas de operacionalizar e diferentes objetos nomeados museus escolares. Buscamos, a partir disso, identificar diferenças em impressos pedagógicos e na legislação do ensino, privilegiando o Estado de Santa Catarina como contexto de referência para mobilizar o segundo tipo documental. Como resultado, chegamos a seis acepções que assumem formatos distintos, embora visem ao mesmo objetivo: tornar os meios de ensino mais concretos. Apresentar tais acepções é o objetivo principal deste artigo, que se insere na discussão acerca dos materiais de ensino e de sua introdução na escola.

Referência(s)