Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo comparativo da aquisição da escrita em crianças e em adultos

1998; Springer Science+Business Media; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79721998000300013

ISSN

1678-7153

Autores

Antônio Jaeger, Ticiana Schossler, Ricardo Wainer,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar se existem diferenças significativas na decodificação para a linguagem escrita de um ditado de 10 palavras por crianças e adultos. A amostra foi constituída por 32 sujeitos, divididos em dois grupos: 16 crianças e 16 adultos, sendo que todos os sujeitos se encontravam no segundo ano de alfabetização. Para o levantamento e avaliação dos resultados, observou-se as possibilidades de erros ortográficos de cada palavra e suas relações fonema-grafema (som-letra). Os resultados obtidos foram submetidos ao teste estatístico "t de Student", e indicaram que o grupo dos adultos teve um índice significativamente maior de erros, obtendo-se P = 0,00065 , o que leva a concluir que estes tiveram maior dificuldade do que as crianças na tarefa proposta.

Referência(s)