
Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722009000200006
ISSN1807-0329
AutoresFábio Biasotto Feitosa, Margarida Gaspar de Matos, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Almir Del Prette,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoConsiderando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.
Referência(s)