Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722009000200006

ISSN

1807-0329

Autores

Fábio Biasotto Feitosa, Margarida Gaspar de Matos, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Almir Del Prette,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Considerando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.

Referência(s)