Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola

2004; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 25 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782004000100009

ISSN

1809-449X

Autores

María Eulina Pessoa de Carvalho,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

As relações família-escola tornaram-se foco recente da política educacional, que estabelece a participação dos pais na educação dos filhos como decisiva para a aprendizagem e o sucesso escolar. Tal participação ocorre, sobretudo, através do dever de casa, uma prática cultural pouco estudada e problematizada. Este texto explora a questão do dever de casa na história, pesquisa e política educacional recentes nos Estados Unidos e no Brasil. Considerando o dever de casa como uma política-prática educativa, curricular e pedagógica que estrutura as interações e divisão de trabalho educacional entre escola e família, aponta suas implicações para a família e as mães, ressaltando questões de gênero, eqüidade e pluralidade cultural.

Referência(s)