
Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós - LDBEN/96: evidências e tendências
2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362009000100004
ISSN1809-4465
AutoresStella Cecília Duarte Segenreich, Antonio Castanheira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA proposta do presente trabalho é, com base nos Censos da Educação Superior de 1996 a 2006, aprofundar questões relativas à privatização e à diferenciação do sistema brasileiro de educação superior, no contexto de sua expansão, explorando as categorias referentes a instituições, cursos e corpo discente. A análise assumiu como marco divisório o Plano Nacional de Educação de 2001, que vem servindo de parâmetro para as tendências de evolução do sistema. Verificou-se que as políticas públicas de expansão para este nível de ensino estão tendendo a enfatizar a diferenciação do sistema com ênfase na esfera pública, seja por meio de novos tipos de curso/instituições - cursos superiores de tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, - seja pela institucionalização da educação a distância pela Universidade Aberta do Brasil. O processo de privatização continua, menos acelerado, sob outras formas tais como a concessão de bolsas do MEC para o ProUni.
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