Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós - LDBEN/96: evidências e tendências

2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362009000100004

ISSN

1809-4465

Autores

Stella Cecília Duarte Segenreich, Antonio Castanheira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A proposta do presente trabalho é, com base nos Censos da Educação Superior de 1996 a 2006, aprofundar questões relativas à privatização e à diferenciação do sistema brasileiro de educação superior, no contexto de sua expansão, explorando as categorias referentes a instituições, cursos e corpo discente. A análise assumiu como marco divisório o Plano Nacional de Educação de 2001, que vem servindo de parâmetro para as tendências de evolução do sistema. Verificou-se que as políticas públicas de expansão para este nível de ensino estão tendendo a enfatizar a diferenciação do sistema com ênfase na esfera pública, seja por meio de novos tipos de curso/instituições - cursos superiores de tecnologia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, - seja pela institucionalização da educação a distância pela Universidade Aberta do Brasil. O processo de privatização continua, menos acelerado, sob outras formas tais como a concessão de bolsas do MEC para o ProUni.

Referência(s)