
A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia
2013; Linguagem: Português
10.14295/remea.v0i0.3438
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA implantacao da Educacao ambiental em todos os niveis de ensino e uma orientacao legal que ainda se encontra distante de efetividade pratica. No presente trabalho discute-se a presenca de Educacao Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com enfase para a analise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitaria de Educacao Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiencia de insercao da Educacao Ambiental no curriculo do curso de graduacao em Pedagogia da Universidade Federal do Para, buscando a reflexao da seguinte questao: Como o cenario universitario se relaciona com a tematica da Educacao Ambiental em seu cotidiano em termos de constituicao de saberes academico-cientificos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geracao de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de carater eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realizacao de estudos bibliograficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Para. A analise dos resultados indicou que a presenca da Educacao Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presenca regular e sistematica.
Referência(s)