Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Adolescência através dos séculos

2010; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722010000200004

ISSN

1806-9770

Autores

Teresa Helena Schoen-Ferreira, Maria Aznar-Farias, Edwiges Ferreira de Mattos Silvares,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A sociedade contemporânea ocidental estendeu o período da adolescência, que não é mais encarada apenas como uma preparação para a vida adulta, mas passou a adquirir sentido em si mesma, como um estágio do ciclo vital. O presente artigo procura descrever como os adolescentes eram vistos e tratados, desde a antiguidade até os dias de hoje, a partir de textos literários ou filosóficos e estudos científicos. O material bibliográfico a respeito da adolescência caracteriza-se por três etapas distintas: a descrição dos padrões de comportamento, ajustamento pessoal e relacionamento; a resolução de problemas reais por meio do conhecimento científico; e o desenvolvimento positivo do indivíduo, considerando os adolescentes como o futuro da humanidade.

Referência(s)