
Sobre trote, vampiros e relacionamento humano nas escolas médicas
2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022012000500016
ISSN1981-5271
Autores Tópico(s)Film in Education and Therapy
ResumoOs relacionamentos dos estudantes entre si e destes com seus professores podem se tornar difíceis em diferentes momentos. O ingresso na universidade parece ser um período especialmente tenso em função dos trotes sofridos nesta fase da vida acadêmica. Este estudo apresenta uma revisão da literatura a respeito do trote, em especial aquele realizado nas escolas médicas, tentando identificar as características ritualísticas e os fatores mantenedores deste. Paralelamente, constrói uma metáfora com o mito do vampiro, propondo esta lenda como um paradigma para compreender as relações humanas nas faculdades de Medicina. São discutidas as características comuns entre vampiros e vítimas, encontradas no mito e nas inter-relações presentes nas escolas médicas, abordando-se possíveis estratégias de manejo.
Referência(s)