Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre trote, vampiros e relacionamento humano nas escolas médicas

2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022012000500016

ISSN

1981-5271

Autores

Maria Cristina Pereira Lima,

Tópico(s)

Film in Education and Therapy

Resumo

Os relacionamentos dos estudantes entre si e destes com seus professores podem se tornar difíceis em diferentes momentos. O ingresso na universidade parece ser um período especialmente tenso em função dos trotes sofridos nesta fase da vida acadêmica. Este estudo apresenta uma revisão da literatura a respeito do trote, em especial aquele realizado nas escolas médicas, tentando identificar as características ritualísticas e os fatores mantenedores deste. Paralelamente, constrói uma metáfora com o mito do vampiro, propondo esta lenda como um paradigma para compreender as relações humanas nas faculdades de Medicina. São discutidas as características comuns entre vampiros e vítimas, encontradas no mito e nas inter-relações presentes nas escolas médicas, abordando-se possíveis estratégias de manejo.

Referência(s)