
Opinião de escolares e educadores sobre saúde: o ponto de vista da escola pública de uma região periférica do Município de São Paulo
2003; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0102-311x2003000400036
ISSN1678-4464
AutoresCássia Baldini Soares, Marina de Góes Salvetti, Lívia Keismanas de Ávila,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEste estudo tomou como objeto as concepções vigentes na sociedade sobre os problemas e necessidades de saúde dos adolescentes. Com base nas preocupações da saúde coletiva com as políticas públicas de proteção social, objetivou apreender a opinião da escola pública sobre esses temas. Referenciou-se na teoria da determinação social do processo saúde-doença e na visão de que as necessidades de saúde se traduzem em demandas de transformação dos processos nocivos conseqüentes às relações de produção. A apreensão dos dados foi realizada mediante entrevistas com Coordenadores Pedagógicos e grupos focais com adolescentes das escolas públicas do Distrito de Raposo Tavares (Município de São Paulo). Os resultados mostraram que os participantes reconheceram: (1) a esfera dos determinantes sociais na base dos problemas de saúde dos adolescentes; (2) além dos processos mórbidos, um conjunto de problemas sociais que repercutem sobre o processo saúde-doença, destacando o uso de drogas e a violência. As necessidades de saúde se traduziram em demandas por políticas sociais públicas intersetoriais.
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