Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica

2002; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11692002000500011

ISSN

1518-8345

Autores

Jomara Brandini Gomes, Lisete Diniz Ribas Casagrande,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.

Referência(s)