Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A escola como fator de proteção à conduta infracional de adolescentes

2008; Fundação Carlos Chagas; Volume: 38; Issue: 133 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742008000100003

ISSN

1980-5314

Autores

Alex Eduardo Gallo, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams,

Tópico(s)

Bullying, Victimization, and Aggression

Resumo

Este estudo traçou o perfil de adolescentes submetidos a medidas socioeducativas em uma cidade do interior de São Paulo, mediante exame de 123 prontuários de atendimento, em 2002. A análise das informações indicou que o fato de o adolescente não freqüentar a escola foi associado ao número crescente de reincidências, ao uso de entorpecentes e, também, ao emprego de armas. Adicionalmente, constatou-se que os participantes com nível educacional mais alto viviam com ambos os pais, enquanto aqueles com escolaridade mais baixa viviam em famílias monoparentais. Considerando que a freqüência à escola reduziu a severidade do ato infracional, o uso de armas e o emprego de drogas, muito pode ser feito para enfrentar os desafios de acolher tais adolescentes no sistema educacional, ao invés de expulsá-los.

Referência(s)