Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Visão de cores no primeiro ano de vida

2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-65642007000200006

ISSN

1678-5177

Autores

Dora Fix Ventura,

Tópico(s)

Tactile and Sensory Interactions

Resumo

Procedimentos comportamentais que permitem inferir capacidades sensoriais ou perceptuais em bebês e crianças baseiam-se, na sua maior parte, na descoberta seminal feita no fim da década de 1950 pelo psicólogo Robert Fantz. Desde o nascimento, há uma preferência do bebê por dirigir o olhar para estímulos complexos a fixá-lo em cenas monótonas. Baseado no novo conhecimento, o grupo liderado por Davida Teller na Universidade de Washington desenvolveu uma metodologia de avaliação psicofísica da visão em bebês, o que possibilitou grande avanço no estudo do desenvolvimento e da maturação de várias funções visuais básicas, como acuidade visual, visão de cores, visão de contrastes, estereopsia e visão de movimento. A presente revisão examina essa literatura, mostrando como é avaliada a visão em bebês e o que se conhece até o momento sobre a capacidade dos recém-nascidos de ver cores.

Referência(s)