Aprendizagem Baseada em Problemas: O que os Médicos Podem ensinar aos Contadores
2009; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2317-6806
AutoresJosé Ricardo Maia de Siqueira, Rodrigo Siqueira‐Batista, Rafael Borges Morch, Romulo Siqueira Batista,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoUm dos desafios no ensino da Contabilidade – bem como¬ em outras areas do conhecimento – e fazer com que este ocorra de forma atraente para o estudante. Tal repto e em grande parte vencido quando: (1) se consegue fazer com que o processo de aprendizagem seja, na maior parte das ocasioes, prazeroso; (2) se instiga a imaginacao; e (3) se promove o desenvolvimento de um discente ativo. Visando o alcance de tais metas, tem se utilizado, na area de medicina – bem como em outros campos do saber – uma filosofia curricular denominada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual consiste de um processo centrado no estudante, permitindo que este seja capaz de alcancar maior maturidade, adquirindo graus crescentes de autonomia. Este trabalho tem como objetivo principal coletar e analisar as opinioes de um grupo de alunos de Contabilidade expostos ao processo de ABP, visando captar indicios sobre a possibilidade de sua aplicacao – ou nao – na area contabil. Dentre as opinioes coletadas destacam-se: (i) a percepcao de que o metodo exige uma postura muito mais atuante dos discentes; (ii) foi perceptivel uma diferenca no grau de autonomia, por parte dos estudantes, entre o metodo ABP e o ensino tradicional; e (iii) o surgimento de duvidas quanto a maior eficacia do metodo no ensino da Contabilidade, em relacao a metodologia tradicional.
Referência(s)