Artigo Acesso aberto Revisado por pares

On Marcuse: critique, liberation, and reschooling in the radical pedagogy of Herbert Marcuse

2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/epp.2011.8752

ISSN

1808-4281

Autores

Douglas Kellner,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Filósofo, teórico social e ativista político, Herbert Marcuse ganhou renome internacional durante os anos 60 como teórico das principais transformações das estruturas de produção social e de reprodução assim como das formas emergentes de resistência à dominação e repressão. Sua teoria da sociedade unidimensional nos proporciona uma perspectiva crítica sobre o capitalismo contemporâneo e das sociedades dos estados comunistas, enquanto sua noção de “A Grande Recusa” lhe deu uma posição reconhecida como teórico das mudanças revolucionárias e “da libertação desta sociedade opulenta”. Como conseqüência. ele se tornou um dos mais influentes intelectuais nos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. No entanto, qual seria o legado de Marcuse hoje? Enquanto outros teóricos críticos de sua geração ganharam novos níveis de posição acadêmica , Marcuse parece permanecer uma figura histórica trancada dentro dos dramas dos anos 60. Desta forma, um retorno a Marcuse, como Angela Davis assinalou, parece desviar-se, perigosamente, em direção a uma nostalgia por um tempo passado. Neste artigo , tentamos mostrar que Marcuse continua a ter significativa relevância e importância na situação contemporânea com relação a educação no mundo industrial avançado. Diante da ascensão das políticas de padronização na esfera da educação, com o estável progresso “da sociedade opulenta” no âmbito das economias ocidentais industrializadas, assim como o declínio do pensamento crítico e dialético no campo da filosofia e ciências sociais e a degradação imediata do meio ambiente, Marcuse fala com clareza para acadêmicos, professores e ativistas interessados na compreensão das complexidades da “contra-revolução e revolta” que ocorrem hoje numa variedade de lugares e domínios. Tentaremos demonstrar, ainda neste artigo, que Marcuse interessava-se pela educação como uma esfera de desenvolvimento crítico radical e de alternativas emancipatórias para toda a sociedade administrada. Pretendemos com este estudo demonstrar que não apenas a relevância de Marcuse mas também a urgência com a qual devemos avaliar sua vida e trabalho sob a luz das continuidades e transformações dentro do presente sistema de relações sociais e instituições desde o tempo deste filósofo até o nosso.

Referência(s)