O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-81452008000100013
ISSN2177-9465
AutoresAna Angélica de Souza Freitas, Ivone Evangelista Cabral,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivos identificar e analisar os recursos de comunicação expressos pelo folheto educativo para mediar conteúdos sobre o cuidado à pessoa traqueostomizada. A análise de enunciação proposta por Bardin subsidiou a elaboração do instrumento de coleta de dados. A análise temática levou à identificação de duas categorias: condições de produção da palavra e rodeio pela enunciação. Os recursos de comunicação empregados no folheto atendem em par te as necessidades de aprendizado do leitor. Embora os assuntos sejam apresentados na forma de perguntas, pressupondo um paciente vir tual com dúvidas, as respostas são mediadas por linguagens ambíguas (popular e científica). Iniciativas de produção de materiais educativos, que incorporem o paciente como sujeito do conhecimento em situação real, e não vir tual, facilitam a mediação de conteúdos, pois a linguagem fica mais próxima do entendimento do leitor e mais aderente à sua realidade.
Referência(s)