Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente

2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072012000300017

ISSN

1980-265X

Autores

Jeferson Rodrigues, Sílvia Maria Azevedo dos Santos, Jonas Salomão Sprícigo,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Investigamos como se materializa o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos discursos dos docentes que ministram os conteúdos de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos quatro cursos de graduação em enfermagem mais antigos do Estado de Santa Catarina, sendo um deles público, e três, privados. O período de coleta dos dados foi de março a maio de 2010. Utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, tendo como técnica de coleta de dados, grupos de discussão. A perspectiva hermenêutico-dialética possibilitou a análise dos dados. Nos resultados, evidenciamos nos discursos docentes a ausência do paradigma de atenção psicossocial e de um ensino baseado na psicopatologia. Concluímos que o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental requer um referencial teórico baseado em paradigmas coerentes com a realidade local e a do Sistema Único de Saúde.

Referência(s)