Os alunos e o ensino na República Velha através das memórias de velhos professores.
1985; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 52 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
AutoresZeila de Brito Fabri Demartini, Sueli Cotrim Tenca, Álvaro Tenca,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo baseia-se na pesquisa realizada com professores que lecionaram em escolas de zona rural no Estado de Sao Paulo, antes de 1930. Atraves das memorias desses mestres procurou-se obter informacoes sobre como eram tratados problemas referentes a matricula, frequencia, rendimento escolar dos alunos e atividade docente. O objetivo foi contribuir, atraves de uma perspectiva historica, para o aprofundamento da problematica atual do ensino no Brasil, no que se refere a escolarizacao das camadas populares. Os depoimentos dos professores de escolas localizadas em propriedades rurais e em vilas, distritos ou povoados evidenciam aspectos que, em alguns casos, contradizem ideias estabelecidas sobre o tema. Os dados reforcam a tese de que: 1) as populacoes rurais, ja naquela epoca, procuravam e valorizavam a escola; 2) problemas de frequencia escolar estao historicamente associados as condicoes de trabalho das camadas subalternas; 3) mesmo trabalhando isolados, os professores conseguiam bons resultados no que se refere ao aproveitamento dos alunos. As historias de vida possibilitaram, ainda, estabelecer correlacoes significativas entre: a dedicacao dos professores aos alunos; o sistema de avaliacao do rendimento escolar que nao era realizado pelo proprio professor; e a carreira do magisterio que dependia do sucesso do seu trabalho. Alem disso, pode-se compreender melhor a presenca do Estado que, sem mecanismos de acao direta, ainda assim exercia um efetivo controle sobre as atividades
Referência(s)