
Mulheres na Publicidade: a diversidade de sentidos em anúncios de TV
2013; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português
10.5902/217549775760
ISSN2175-4977
AutoresPriscila Ferreira Perazzo, Roberta Fernandes Esteves, Valéria Amoris, Maria Cecília Katinskas,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoA publicidade pretende chegar ao consumidor por meio da apresentação de realidades diversas, mas que possam fazer sentido para o grupo que a assiste. Traz consigo aspectos culturais que visam agregar, questionar, revisar ou atualizar valores, comportamentos, relacionamentos, entre outros. Nesse sentido, esse artigo objetiva demonstrar a diversidade de sentidos dos códigos que aparecem nos anúncios publicitários. Trata-se de uma pesquisa documental e os anúncios analisados são dois filmes publicitários - criados para televisão e veiculados em 2010: “Fogão Amigo”, da Nissin; e “Inversão de papéis”, da Fiat - que tratam de questões relacionadas às mudanças no papel social das mulheres na sociedade contemporânea. Conclui-se que os sentidos dos anúncios são diversos e os códigos culturais podem ser acionados de formas ambíguas ou contrastantes.
Referência(s)