Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mulheres na Publicidade: a diversidade de sentidos em anúncios de TV

2013; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português

10.5902/217549775760

ISSN

2175-4977

Autores

Priscila Ferreira Perazzo, Roberta Fernandes Esteves, Valéria Amoris, Maria Cecília Katinskas,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A publicidade pretende chegar ao consumidor por meio da apresentação de realidades diversas, mas que possam fazer sentido para o grupo que a assiste. Traz consigo aspectos culturais que visam agregar, questionar, revisar ou atualizar valores, comportamentos, relacionamentos, entre outros. Nesse sentido, esse artigo objetiva demonstrar a diversidade de sentidos dos códigos que aparecem nos anúncios publicitários. Trata-se de uma pesquisa documental e os anúncios analisados são dois filmes publicitários - criados para televisão e veiculados em 2010: “Fogão Amigo”, da Nissin; e “Inversão de papéis”, da Fiat - que tratam de questões relacionadas às mudanças no papel social das mulheres na sociedade contemporânea. Conclui-se que os sentidos dos anúncios são diversos e os códigos culturais podem ser acionados de formas ambíguas ou contrastantes.

Referência(s)