
Escala de satisfação com o treinamento: Esast/Telebrás/UnB
1999; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75901999000100004
ISSN2178-938X
AutoresAmélia Regina Alves, Luiz Pasquali, Maria Auxiliadora de Mello Pereira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEsta pesquisa teve por objetivo construir um instrumento para aferir satisfação com o treinamento a partir de uma teoria previamente elaborada. O instrumento,foi aplicado a uma amostra de 1.200 treinandos com 507 retornos. A análise dos componentes principais mostrou a presença de seis fatores, cinco dos quais com alta consistência interna (alfa de .80). Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamento, qualidade do curso "" atualização do material e competência do instrutor "", aplicação do curso no trabalho, componentes do curso "" programa, planejamento e avaliação "" e utilidade do treinamento para o empregado versus importância para a empresa. Ficou a recomendação de trabalhar melhor o fator seis para obter maior consistência.
Referência(s)