
Jogo e brinquedo: reflexões a partir da teoria crítica
2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 81 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302002008100011
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo contribuir com a reflexão acerca do jogo e do brinquedo no campo da educação e busca, principalmente nos autores da Teoria Crítica, seus principais interlocutores, os subsídios necessários. Apresenta um pouco da história de alguns brinquedos e das relações do jogo com festas e rituais. Discute as mudanças que ocorreram em torno dos conceitos, usos e significados dos jogos e brinquedos, associando-as ao crescente processo de racionalização por que passou o mundo ocidental, principalmente nos últimos séculos. Faz a crítica à mímesis que ocorria nos rituais sagrados, ao mesmo tempo em que requisita sua inclusão, com algumas ponderações, ao processo de conhecer os fenômenos na atualidade.
Referência(s)