Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Política on-line: a utilização do Twitter como ferramenta de capital social nas eleições presidenciais de 2010

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/sec.v15i1.20679

ISSN

1980-8194

Autores

Dejalma Cremonese,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este estudo guia-se pela hipótese de que a utilização das redes sociais (Twitter) nas eleições presidências de 2010 no Brasil foi um fator favorável à produção de capital social e civismo. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Twitter pelos três principais candidatos à Presidência da República do Brasil nas eleições gerais de 2010: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Apresente análise acompanhou, mais especificamente, a conta do Twitter dos referidos candidatos por 120 dias (de 6 de julho até 2 de novembro de 2010). Utilizado pela primeira vez em um processo eleitoral no Brasil, o Twitter foi empregado principalmente para a divulgação das agendas, além de aproximar os eleitores de seus candidatos, catalisando participação cívica. Este trabalho procurou mostrar que o Twitter contribuiu para o debate democrático e para a mobilização do eleitorado dos referidos candidatos,principalmente os eleitores da candidata Marina Silva, o que levou a eleição a ser decidida em um segundo turno.

Referência(s)