
Um estudo das relações entre a paixão dos torcedores e as marcas patrocinadoras de clubes de futebol
2014; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.19177/reen.v7e3201463-90
ISSN1984-3372
AutoresRenata Santos Silva, Edar da Silva Añaña, Camila Elisa dos Santos Alves, Gustavo da Rosa Borges,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoO futebol é um esporte de grande destaque no Brasil e, por esta razão, o patrocínio de equipes vem despertando cada vez mais o interesse das empresas. Este estudo busca entender como a associação de uma marca a um clube de futebol é afetada pela condição momentânea do time, e se o próprio sentimento que o torcedor tem pelo clube influencia a imagem da marca anunciada. Ao todo são testadas cinco hipóteses, e o resultado sugere que a marca patrocinadora de um clube de futebol tem melhor avaliação quando associada à imagem do atleta símbolo, do que à equipe como um todo.
Referência(s)