Aspectos cognitivos na aprendizagem da leitura

2014; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1807-9717

Autores

Lidiomar José Mascarello, Miriam Maia Araújo Pereira,

Tópico(s)

Literary and Cultural Studies

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados da pesquisa sobre a aplicacao da Proposta Scliar de Alfabetizacao realizada em uma escola de Florianopolis. Com o objetivo de contribuir para a reducao do analfabetismo e do analfabetismo funcional a pesquisadora Dra. Leonor Scliar-Cabral e equipe desenvolveram um projeto denominado Ler & Ser, e, a partir deste projeto foi desenvolvida uma proposta de alfabetizacao. O Metodo Scliar de Alfabetizacao e subsidiado por material elaborado especificamente para este fim que se compoe do Guia para o Professor e da Cartilha Vivi . A Proposta Scliar de Alfabetizacao tem como base epistemologica as neurociencias. Gracas aos estudos e reflexoes das neurociencias, hoje podemos visualizar de maneira mais clara e menos sequencial, quais circuitos cerebrais estao envolvidos no ato da leitura. Nosso aporte teorico (SCLIAR-CABRAL, 2009a; 2009b; DEHAENE, 2012; ZORZI, 2009), centrado no campo da Psicolinguistica, prioriza, sobretudo, os conceitos voltados para a realidade psicologica das invariâncias dos tracos que constituem as letras e os fonemas e a nocao de arquitetura neuronal. Sao analisadas as principais dificuldades enfrentadas pelo alfabetizando durante o processo de aprendizagem de leitura e escrita. Com a aplicacao da proposta conseguimos alfabetizar com eficiencia 80% das criancas que participaram da referida pesquisa.

Referência(s)