As exposições universais como mídia para a circulação transnacional de saberes sobre o ensino primário na segunda metade do século 19
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 41 Linguagem: Português
10.1590/s2236-34592013000300013
ISSN2236-3459
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO estudo analisa as exposições universais durante a segunda metade do século 19, no que concerne à abordagem da transferência cultural pensada para o campo da educação. Aborda o tema da circulação de saberes sobre educação e, em especial, sobre os progressos no ensino primário, possibilitada pelo movimento de alguns atores, assim como de seus objetivos específicos em torno a este fim. Concentra-se em examinar quatro países: Japão, França, Estados Unidos e Alemanha e argumenta que a transferência cultural acerca do ensino primário foi operada por meio das seções que, nas exposições universais, expuseram os progressos quanto aos objetos pedagógicos, aos documentos redigidos, às maquetes, às plantas de prédios escolares, bem como aos modelos adotados pelas trocas e aos aprendizados das experiências do estrangeiro. Verifica, ainda, as diferentes influências socioculturais que nortearam a busca de modelos pelas referidas nações.
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