Artigo Produção Nacional

A PEDAGOGIA DA COMPLEXIDADE E O ENSINO DE CONTEÚDOS ATITUDINAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2005; Volume: 15; Linguagem: Português

10.14295/remea.v15i0.2927

ISSN

2318-4884

Autores

Edna Maria de Albuquerque Diniz, María Guiomar Carneiro Tomazello,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Nos PCNs/Temas Transversais para o ensino medio os conteudos conceituais sao considerados tao importantes quanto os conteudos atitudinais e procedimentais. As atitudes na educacao podem ser consideradas como causa e como efeito. Como causa da aprendizagem, as atitudes positivas e/ou negativas favorecem e/ou dificultam a aprendizagem e considerada como efeito, as atitudes podem ser educadas e aprendidas na escola. Ha um consenso entre os pesquisadores que o ensino tradicional, centrado no professor e em fatos a serem memorizados, nao e adequado para o ensino de atitudes que promovam a formacao de um cidadao critico e responsavel. No caso do tema transversal Meio Ambiente, a educacao tem o objetivo de formar alunos com uma visao multipla, complexa e dinâmica do espaco, interrelacionando as partes com o todo, identificando e discutindo aspectos eticos e esteticos presentes nos objetos, paisagens e formas de expressao cultural. Diante desses objetivos tao amplos, interessou-nos a questao: Conteudos atitudinais podem ser ensinados em educacao ambiental? Neste trabalho, nao temos a pretensao de responder a essa pergunta, mas de expor algumas ideias que possam ser uteis aos professores, nos apoiando na pedagogia da complexidade que emerge como um caminho possivel.

Referência(s)