Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os baluartes da tradição: o conservadorismo católico brasileiro no Concílio Vaticano II

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0101-90742012000100021

ISSN

1980-4369

Autores

Marcos Gonçalves,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

e apresentar a atuacao e as principais ideias dos bispos brasileiros Antonio de Castro Mayer (1904-1991) e Geraldo de Proenca Sigaud (1909-1999) durante o Concilio Vaticano II (1962-1965). Os dois prelados, expoentes do catolicismo conservador e antimoderno no Brasil, encabecaram, junto com Marcel Lefebvre (1905-1991) e com o apoio de alguns bispos italianos e latino-americanos, a Alianca Conservadora minoritaria, que lutou pela manutencao, pode-se assim dizer, de uma Igreja do seculo XIX no seculo XX. Uma Igreja de matriz institucional ultramontana e cuja perspectiva integrista apresentava-se irredutivel as novidades possiveis de ameacar a autoridade da tradicao eclesiastica fortemente sedimentada. Em tempos de concordata entre o Brasil e o Vaticano – firmada em novembro de 2008 – e levantamento das excomunhoes impostas pela Santa Se a Fraternidade Sacerdotal Sao Pio X (janeiro de 2009), que contava entre seus membros com o bispo negacionista Richard Williamson, e oportuno trazer a luz questoes que atribulavam os bispos antimodernos mergulhados no acontecimento mais importante do seculo XX para a Igreja romana. Embora na Europa seja fecunda a literatura especializada sobre o Concilio II, no Brasil continuam escassos os estudos mais especificos e verticalizados que abordem a participacao dos prelados brasileiros no evento, alem de serem poucas as reflexoes da historiografia sobre as ressonâncias das normativas no periodo pos-Concilio. Originalmente uma tese de doutoramento defendida pelo autor na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, o texto de Caldeira dialoga com e complementa estudos de envergadura, como o de Jose Oscar Beozzo (2005), que construiu interessante prosopografia dos bispos brasileiros envolvidos no Concilio. Disse-o bem Annibale Zambarbieri (1995) que, num Concilio ecumenico, vicejam tensoes, estrategias de luta e disputas por classificacoes e hegemonias discursivas equivalentes a um parlamento: lugar no qual a astucia politica faria sombra a etica religiosa. A nocao de “campo de

Referência(s)