Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo

2007; Fundação Carlos Chagas; Volume: 37; Issue: 131 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742007000200006

ISSN

1980-5314

Autores

Janayna de Alencar Lui,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

Referência(s)